Dicas domésticas


Casa e vida organizada

O ato de organizar não é só para os neuróticos e sim um facilitador para a rotina diária.
Como a organização deve reinar em qualquer ambiente da casa, especialistas dão dicas de como dar um adeus à bagunça. Colocar ordem nos armários não é uma missão tão impossível.
Quem não disponibiliza de muito espaço pode contar com o artifício das caixas organizadoras. É uma ótima opção também para as rasteirinhas. Dependendo do tamanho da caixa é possível até colocar quatro pares juntos, aconselhamos. Roupas intimas devem ter um espaço ou gaveta separada. Lembrando que os sutiãs de bojo devem ser guardados abertos e enfileirados um no outro de pé para não danificar a peça. Já os sem bojo podem ser dobrados e também colocados em fileira. As meias também devem ser separadas por tecido e cores.
As caixas organizadoras também são grandes aliadas na hora de organizar o quarto das crianças. Procure identificar em cada caixa, de preferência com etiquetas, o que contém dentro de cada uma, assim fica mais prático na hora de guardar possibilitando até que a criança guarde tudo sozinha.
A cozinha é outro ambiente onde a bagunça facilmente fica evidente. Deixe o que for mais usado sempre na frente e de fácil acesso. Os pratos, por exemplo, devem ser empilhados por ordem de tipo e tamanho, diminuindo o risco de quebrá-los. Alças e varões também podem ser utilizados para colocar utensílios mais utilizados como canecas, talheres e temperos.

Fonte: Casa Ambiente


*****************************
Dicas para evitar maiores perdas dos alimentos

* quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço - isso evita que ela se deteriore com rapidez;
* a abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: casca, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;
* cascas, talos e folhas de hortaliças são ricos em fibras e podem ser utilizados em refogados, sopas, bolinhos, recheios para tortas, farofa, etc;
* não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas.

*********************************


5 passos para uma batata crocante

Quem é que não ama uma boa batata frita? E para comer uma porção bem sequinha e crocante não é preciso ir até a lanchonete mais próxima, dá para fazer em casa, é só aprender alguns truques. E a gente te conta quais são agora!
O melhor tipo: A batata asterix é a mais indicada porque solta pouca água. O tipo Monalisa não é indicado.
Como cortar: Antes de qualquer coisa, lave bem as batatas em água corrente. Uma dica é não descascar, assim você consegue palitos mais charmosos.
O primeiro passo para o corte é cortar as batatas em sentido longitudinal (antes retire uma fina fatia, próxima à borda, para remover o excesso de casca). As fatias devem ter aproximadamente a espessura de um dedo. Em seguida vire as fatias e corte os palitos, também em sentido longitudinal e com a mesma espessura.
Pré fritura: deixe os palitos cortados em um recipiente com água, cubos de gelo e um pouquinho de sal dissolvido. Assim elas não vão escurecer.
Fritura: A primeira fritura deve ser dada com os palitos ainda geladinhos. Tire apenas o excesso de água e mergulhe as batatas em óleo a 140ºC. Não mexa durante a fritura, apenas dê uma leve sacudida para eles não grudarem.
Uma ótima dica é que nesse ponto as batatinhas podem ser congeladas durante até um mês. Quando congeladas é só tirar do freezer e colocar direto na fritura final. Para a segunda fritura o óleo deve estar entre 170ºC e 180ºC. Novamente não mexa muito.
Pós fritura: para manter as batatas quentinhas e crocantes enquanto você frita o resto dos palitos, forre uma assadeira com papel toalha e leve ao forno com os palitos prontos.
Por Larissa Alvarez
Fonte: http://cybercook.terra.com.br

********************************************


DICAS PARA DONAS DE CASA

 Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.

  Para fazer requeijão caseiro utilize 2 litros de leite, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto. Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!

Para que o fígado não endureça, tempere-o com um tomate maduro amassado.

Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.

As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.

Para diminuir o cheiro do bucho é só cozinhar junto com uma laranja ácida com casca, cortada ao meio.

O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ele ficará mais leve, cremoso e crescerá mais.

Quando fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.

Para conservar a mandioca por um mês, descasque-a , lave-a, seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.

Para que o fígado não fique duro ao fritar, polvilhe antes com maisena ou farinha de trigo.

Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela ficará mais macia e com uma crosta crocante.

Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.

Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.

O peixe assado não grudará na forma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

Quando você cozinhar beterrabas, aproveite essa mesma água no cozimento do feijão. O sabor ficará especial.

Para que o frango fique mais macio, coloque uma pitada de fermento em pó na água do cozimento.

Para deixar o frango à milanesa mais gostoso, misture manjericão fresco picado na farinha de rosca que será utilizada para empanar.

Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o antes na geladeira por 1 hora. Assim, a farinha irá aderir melhor ao frango na hora da fritura.

Os bifes dourarão mais rápido se você acrescentar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.

Quando preparar omeletes ou suflês,  adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão muito mais.

Para o bife à milanesa ficar com aquela casquinha crocante, você deve passar os bifes na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.

∗ Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira de 10 a 15 minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.

Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

Pode-se evitar que a gordura queime, durante as frituras, colocando-se na frigideira uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.

Um truque para que a fritura fique bem sequinha: antes de levar a gordura ao fogo acrescente uma colherinha de álcool. Mas, lembre-se que a gordura deve estar fria, para evitar que o fogo se forme na frigideira!

Os ovos fritos ficarão com as claras bem brancas e sem beiradas esturricadas se, logo após terem sido colocados na frigideira, receberem uma ligeira borrifada de água fria.

Purê de batata requentado: adicione um pouco de leite e bata vigorosamente com uma colher de pau.

Repolho roxo, cozido e não desbotado: adicione a água do cozimento gotas de limão ou vinagre.

Para deixar o repolho claro e macio, acrescente a seu cozimento um pouco de leite.

Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo.

Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.

O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto você colocar um pedaço de manteiga e misturar com um garfo.

O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.

Para que a omelete não grude no fundo da frigideira, esfregue sal no local antes de colocar a mistura.

Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

Um pouquinho de pimenta-do-reino no queijo ralado dará um toque especial a macarronada.

Para couve ficar macia: depois de rasgadas, deixe-as de molho por alguns minutos em uma vasilha com água quente. E ao refogar, use manteiga com bastante alho cortado e bem fininho.

Polenta mais saborosa: experimente fazê-la cozinhando o fubá com um caldo de carne.

Dê um sabor especial ao vinagre colocando na garrafa uma azeitona verde.

Purê de batata leve e fofo: espremas ainda quentes, por isto, cozinhe-as sem cascas. Um pouco de leite em pó deixará seu purê leve como suflê.

Para dar sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.

Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.

Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.

 Para que as tiras de bacon não enrolem na hora de fritar, deixe-as antes de molho em um pouco de água. Seque e só depois frite. Outra opção seria furar as tiras com um garfo e leva-los ao óleo ainda frio.


Fonte: internet

Comentários